• ROGÉRIO TORRES NUNES

Porque o Crowdshaping pode oferecer aos visitantes do evento o que eles querem - Cisco Global Sales


Descubra como os dados estão sendo usadas em tempo real para melhorar a experiência do participante em eventos.

Crowdshaping é a utilização de dados gerados por pessoas dentro de um espaço definido para ajustar e personalizar, muitas vezes em tempo real, o evento ou experiência. Enquanto crowdsourcing se refere a pessoas compartilhando intencionalmente e ativamente suas opiniões, preferências, ou idéias, crowdshaping é relativamente passiva, geralmente usando a tecnologia que detecta as preferências e os interesses das pessoas com base em suas ações. Planejadores experientes estão tentando descobrir como usar esses dados para fazer ajustes em tempo real que melhoram a experiência para os visitantes. Aqui estão seis exemplos de crowdshaping em ação.


Mais de 18.000 pessoas participaram da Cisco Global Sales Experience em agosto passado em Las Vegas. Agência de marketing experiencial George P. Johnson usado beacons para coletar dados em tempo real sobre o movimento participante tanto no MGM Grand Garden Arena e no Centro de Convenções Mandalay Bay, a localização de pequenas sessões. Através da capacidade de monitoramento via câmeras em cada sala de apoio, os organizadores poderiam otimizar a programação para acomodar a demanda no local.

Ao monitorar entradas de dados a partir das linhas de alimentos, os organizadores poderiam abrir imediatamente linhas adicionais que forem necessárias para solucionar impasses.

Para a Cisco Global Sales Experience, realizado de agosto do ano passado, os ônibus usados para mover pessoas entre a MGM Grand Garden Arena e o Centro de Convenções Mandalay Bay tinha sensores que relataram velocidades e locais dos veículos, por isso os organizadores poderiam despachar imediatamente mais ônibus, conforme necessário. Os participantes também podem ver as atualizações de dados dos ônibus em um painel touch-screen.

Foto: Courtesy of George P. Johnson

Fonte: By Mitra Sorrells / 29 de jan. de 2015

#Crowdshaping #Cisco #SalesExperience #inovação #beacons #otimiaçãodoevento #logísticainteligente

2 visualizações